Informações sobre os níveis dos cursos

Postado por: ERICK MATHEUS MARQUES ESPINDOLA

NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ADICIONAIS

 

O quadro abaixo apresenta os níveis de proficiência dos diferentes estágios dos cursos do Progeli-UFMS. Ele se baseia Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas- QECR- (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR) que auxilia na descrição de fala e compreensão de uma língua adicional.

Para facilitar a sua inscrição na turma e nível ideais, trazemos aqui a correlação entre o QECR e os nossos cursos e os materiais utilizados.

Algumas considerações:

I – Nível A1 – Iniciação e Básico

Considerado o nível de iniciação pelo QECR, nele entende-se que os usuários da língua é capaz de interagir de modo simples, fazer perguntas e dar respostas sobre ele próprio e sobre os seus interlocutores, sobre o local onde vive(m), sobre as pessoas que conhece(m), sobre as coisas que possui(em), intervir ou responder a solicitações utilizando enunciados simples acerca das áreas de necessidade imediata ou de assuntos que lhe são muito familiares, em vez de se basear apenas num repertório bem treinado e finito, organizado lexicalmente, de expressões específicas à situação.

 

II – Nìveis A2 e A2+– ELEMENTAR ou PRÉ-INTERMEDIÁRIO

Considerado nível elementar, os usuários da língua adicional nesse estágio utilizam fórmulas de delicadeza e formas de tratamento simples do cotidiano; sabem cumprimentar as pessoas, perguntar-lhes como estão e reagir às respostas; participam em conversas sociais muito breves; fazem perguntas e dão respostas a questões acerca do trabalho e dos tempos livres; fazem e respondem a convites; discutem o que fazer, onde ir e fazem os preparativos necessários para executar essas tarefas; fazem e aceitam propostas.

 

 

III – Nìveis B1E B1+ – INTERMEDIÁRIO

Este nível de proficiência caracteriza-se por dois aspectos, o primeiro é a capacidade para manter a interação e chegar ao que se quer num leque variado de contextos. O segundo é a capacidade de lidar flexivelmente com problemas do dia-a-dia, tanto na escrita quanto na oralidade.

 

 IV- Nìvel B2 – “VANTAGEM” – HIGH-INTERMEDIATE ou INTERMEDIÁRIO+

Neste nível são encontrados dois focos de atenção. O primeiro prende-se com o fato de ser capaz de mais do que um mero desempenho desembaraçado no discurso social: conversa naturalmente, fluentemente e com eficácia; compreende em pormenor o que lhe é dito em língua- -padrão falada até num ambiente ruidoso; inicia o discurso, toma a sua vez quando é necessário e termina a conversa quando precisa, embora possa não o fazer de modo elegante; utiliza frases feitas (p. ex.: “É difícil responder a essa questão”) para ganhar tempo e manter a palavra enquanto formula o que quer dizer; interage com um grau de fluência e de espontaneidade que torna possível a interação com falantes nativos, sem que haja constrangimentos de parte a parte; adapta-se às mudanças de direção, de estilo e de ênfase que normalmente acontecem nas conversas; mantém relações com falantes nativos sem, involuntariamente, os divertir, imitar ou lhes exigir um comportamento diferente daquele  que teriam com um falante nativo. O segundo foco de atenção é um novo grau de consciencialização linguística: corrige erros, se estes tiverem causado mal-entendidos; toma nota de “erros favoritos” e controla conscientemente o discurso para os evitar; normalmente, corrige lapsos e erros, se tiver consciência deles; planeja o que quer dizer e o modo como o vai dizer; considera o efeito que causa no(s)/na(s)/nes receptor(es)/ receptor(as). No seu todo, este nível parece ser um novo limiar para o/a aprendiz.

 

CURSOS DE INGLÊS – SEMESTRAIS

*Os materiais utilizados nos cursos de inglês são Top Notch e Summit da Editora Pearson.

NÍVEL SEMESTRE Material EXPLICAÇÃO
INICIAÇÃO I 1º semestre Fundamentals A Para participantes que estão entrando pela primeira vez em um curso de línguas e são considerados true beginners. Tiveram muito pouco contato com a língua que pretendem estudar.
INICIAÇÃO II 2º semestre Fundamentals B
BÁSICO I 3º semestre Top Notch 1A Para os participantes considerados false beginners. Aqueles/aquelas que já possuem alguma familiarização com a língua inglesa e não precisam passar pelo primeiro estágio.
BÁSICO II 2º semestre Top Notch 1B

 

 

 

NÌVEL SEMESTRE MATERIAL EXPLICAÇÃO
PRÉ-INTERMEDIÁRIO 3º ou 5º Top Notch 2A 5º para os que iniciaram no nível Fundamentals 1ª e 3º para os que iniciaram no Top Notch 1A
PRÉ-INTERMEDIÁRIO 4º ou 6º Top Notch 2B

 

NÌVEL SEMESTRE MATERIAL EXPLICAÇÃO
INTERMEDIÁRIO 5º ou 7º Top Notch 3A 7º para os que iniciaram no nível Fundamentals 1A e 5º para os que iniciaram no Top Notch 1A
INTERMEDIÁRIO 6º ou 8º Top Notch 3B

 

 

  • Nesse estágio os alunos podem concluir o curso e receber o Certificado de conclusão do nível intermediário.

 

 

NÌVEL SEMESTRE MATERIAL EXPLICAÇÃO
INTERMEDIÁRIO + Summit 1A Nível opcional para os participantes. Os alunos e alunas desses últimos cursos serão capazes de se comunicar oralmente e na escrita com precisão, fluência e confiança.
INTERMEDIÁRIO + Summit 1B

 

 

CURSOS DE FRANCÊS-SEMESTRAIS

Os cursos de francês acompanham o mesmo quadro de proficiência – QECR, têm duração de 3 anos, divididos em 6 semestres.

*Os materiais utilizados são da coleção Alter ego +, da Editora Hachette Francais Langue Etrangere.

FRANCÊS

NÌVEL SEMESTRE MATERIAL
INICIAÇÃO – BÁSICO Alter ego + : A1
BÁSICO Alter ego+: A1
ELEMENTAR Alter ego+: 2
ELEMENTAR Alter ego+: 2
INTERMEDIÁRIO Alter ego+: 3
INTERMEDIÁRIO Alter ego+: 3

 

CURSOS DE ESPANHOL – SEMESTRAIS

*Os materiais utilizados nos cursos de espanhol são

NÌVEL SEMESTRE MATERIAL
INICIAÇÃO – BÁSICO Nuevo Ven 1
BÁSICO Nuevo Ven 1
ELEMENTAR Nuevo Ven 2
ELEMENTAR Nuevo Ven 2
INTERMEDIÁRIO Nuevo Ven 3
INTERMEDIÁRIO Nuevo Ven 3

 

 

 

 

Referência

https://www.britishcouncil.org.br/quadro-comum-europeu-de-referencia-para-linguas-cefr

Compartilhe:
Veja também